Addtech

Os condomínios e seus condôminos correm grande perigo se o edifício não possuir um para-raios ou não realizar a manutenção!

Os condomínios e seus condôminos correm grande perigo se o edifício não possuir um para-raios ou não realizar a manutenção!

Veja algumas situações que podem ocorrer:

Choques e mortes: Podem ocorrer choques enquanto os moradores utilizam eletrônicos ligados na tomada. Se o elevador não estiver um aterramento individual adequado os funcionários e moradores podem sofrer com choques.

Queima de aparelhos eletrônicos: os aparelhos eletrônicos que estiverem ligados na tomada e outros aparelhos do próprio condomínio como as placas dos elevadores, por exemplo, podem queimar devido a intensidade da descarga elétrica.

Danos estruturais: caso não possua o isolamento necessário, o raio pode causar uma explosão e derrubar parte da estrutura do prédio.

Invalidez do seguro: se os equipamentos de segurança estiverem fora dos parâmetros legais, a seguradora pode negar a indenização.

Como deve ser feita a manutenção do pára-raios:

Após a instalação do para-raios, a manutenção deve ser realizada a cada seis meses para evitar qualquer tipo de problema. A vistoria é realizada por empresas especializadas, as quais fazem a medição ôhmica (medição da resistência de aterramento) para verificar o funcionamento geral de todo o sistema. Através dessa medição, o técnico consegue avaliar se as descargas elétricas estão ocorrendo de maneira correta.

Além da medição, outros pontos importantes no momento da manutenção são:

– verificar e avaliar as condições das hastes;
– verificar o funcionamento da luz piloto do mastro do para-raios;
– realizar a limpeza do cabeamento e, também, dos captores;
– fazer o aterramento da caixa d’água;
– fazer o aterramento dos elevadores;

IMPORTANTE: após a ocorrência de uma descarga elétrica direta, solicite para a empresa especializada verificar o funcionamento de todo o sistema.

plugins premium WordPress